Gupo de Imunovirologia

 

Professor Associado Jorge Casseb


Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Pará (1989), mestrado em Alergia e Imunopatologia pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Patologia pela Universidade de São Paulo (1999) e Professor Livre Docente pela UNIFESP (2010) e USP (2014). Atualmente é professor associado do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: HIV-1, HTLV, imunologia e mielopatia associada ao HTLV-1.

 

Prof. Dr. Luiz Augusto Marcondes Fonseca


Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo . Mestrado (1991) e doutorado (1996) em Saúde Pública (área de Epidemiologia) pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atualmente é médico-assistente do Hospital das Clínicas da FMUSP, Serviço de Imunologia, e pesquisador do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: mortalidade e morbidade por doenças não-transmissíveis, incluindo câncer e doenças cardiovasculares, e história natural e prognóstico da infecção pelo HIV e outros retrovírus.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4953122019691220

 

Profª Drª. Tatiane Assone


Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Metodista de São Paulo (2004), mestrado em Medicina Tropical e Saúde Internacional pelo Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (2013) e doutorado em Medicina Tropical e Saúde Internacional pelo Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (2016). Atualmente é pós doutoranda do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de imunogenética, com ênfase em genética aplicada e biologia molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: HIV-1, HTLV, imunologia e mielopatia associada ao HTLV-1.

 

Dr. Arthur Paiva


Doutorado Direto em Doenças Tropicais e Saúde Internacional pela Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas (1983) e especialização em Medicina Tropical pelo Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo - USP (1999). Título de especialista em Infectologia pela Sociedade Brasileira de Infectologia/AMB. Atualmente é médico aprovado em concurso público do Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas e médico aprovado em concurso público na especialidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Escola Hélvio Auto - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Membro Integrante da equipe do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Retrovírus (NAP-HTLV) da Universidade de São Paulo.

 

Profª Drª Maria Rita Polo Gascon


Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006), Aprimoramento Profissional em Psicologia Hospitalar pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas (2008), Especialização em Neuropsicologia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (2010), Mestrado em Ciências da Saúde pela CCD-SES/SP (2010). Doutora em Ciências da Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças - Secretaria do Estado de Saúde, na área de concentração em Infectologia em Saúde Pública (2015); psicóloga do Hospital das Clinicas da FMUSP, Docente em Psicologia na Universidade São Judas Tadeu.

 

Prof. Dr. Bosco Christiano da Silva Maciel


Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 1995), cursos de especialização em Micologia Médica (2000) e Imunologia Avançada (2009), ambos pelo Institut Pasteur de Paris, mestrado em Ciências (Microbiologia) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP (2002) e doutorado em Ciências (Dermatologia) pela Faculdade de Medicina da USP (2008), tendo realizado a parte prática de seu doutoramento no Laboratoire d'Immunologie Cellulaire et Tissulaire de l'Hôpital Pitié-Salpêtrière de Paris (2003-2005). Trabalhou como pesquisador com ensaios vacinais pré-clínicos anti-SIV em primatas não-humanos no Service d'Immuno-Virologie - Laboratoire des Thérapies Innovantes et de Prévention des Infections Virales du Commissariat à l'Énergie Atomique et aux Energies Alternatives (CEA) na França no período de junho de 2009 a dezembro de 2011. Atualmente, faz pós-doutorado na área de HIV/Aids no Laboratório de Investigação em Dermatologia e Imunodeficiências (LIM 56) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Tem expertise nas áreas de Imunopatologia e Micologia, com ênfase na infecção pelo HIV e em Fungos Patogênicos, atuando principalmente nos seguintes temas: resposta imune ao HIV/Aids, vacinas anti-HIV, micoses superficiais e sistêmicas, e dermatofitoses.

 

Gabriela Silva Prates


Graduada em Biomedicina pela Universidade Nove de Julho, Mestranda pelo Instituto de Medicina Tropical de São Paulo. Atualmente têm se dedicado na identificação de marcadores genéticos associados com resposta imune anti-HIV e HTLV.

 

 

Daniela Tegon


Aluna de iniciação cientifica em tropismo do HIV-1 fomentada pela FAPESP, estudante de biomedicina na Universidade Anhembi Morumbi e um semestre em virologia e microbiologia na Universidad Europea de Madrid. Ingles fluente com cursos na Cambridge University.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2512004168733293