HISTÓRICO E MANUAL DE CONDUTAS DO AMBULATÓRIO DE IMUNODEFICIÊNCIAS SECUNDÁRIAS ADEE3002


Grupo Clínico Associado ao LIM – 56 HC FMUSP – ADEE3002 – Dermatologia

O Grupo Clínico associado ao LIM-56, Amb de Dermatologia Especializada (ADEE3002) visa atendimento e seguimento de pessoas vivendo com HIV-1. Esse Serviço é composto de médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, e técnicos que são responsáveis pelo atendimento dos pacientes no ambulatório. Temos duas voluntárias que fazem acolhimento aos pacientes e familiares durante id atendimento.

Nosso ambulatório ADEE 3002 (Ambulatório de Imunodeficiências Secundárias), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) idealizado, implementado e coordenado pelo Prof. Dr. Alberto José da Silva Duarte, professor titular da FMUSP – Departamento de Dermatologia, iniciou suas atividades em 1985 (1º ambulatório especializado em HIV/AIDS do Brasil). Nossas atividades de atendimento iniciam-se às 15:00h, encerrando-se às 19:00h, com reunião científica multidisciplinar. Essas atividades assistenciais são realizadas às terças-feiras, no bloco 2B do Prédio dos Ambulatórios do HC-FMUSP.

O Ambulatório “ADEE 3002” está associado ao Laboratório de Alergia e Imunologia Clínica e Experimental (Laboratório de Investigação Médica LIM/56) da Faculdade de Medicina da USP, o qual viabiliza toda a investigação imunológica e virológica de nossos pacientes, incluindo: compartimentação linfocitária, carga viral, genotipagem, atividade citotóxica de células NK, cultura de linfócitos com estimulação antigênica e mitogênica, entre outros exames.

Nossa experiência de assistência de pacientes infectados com HIV atinge cerca de 1500 pacientes, com uma coorte de 500 pacientes ativos. Todo seguimento ambulatorial da coorte segue protocolo pré-definido onde se avalia a história natural da infecção, sendo todos os dados, clínicos e laboratoriais obtidos, lançados em Banco de Dados, REDCap Data Entry hcfmusp link: https://redcap.hc.fm.usp.br/redcap_v6.16.4/DataEntry/grid.php?pid=45 o qual é fonte para as várias publicações realizadas pelos integrantes do ADEE 3002 / LIM-56 da FMUSP.

Nossa Equipe

Contamos com uma equipe multidisciplinar, e extremamente diferenciada profissionalmente, com grande experiência no atendimento aos pacientes com HIV/AIDS. Esta equipe é constituída por dez profissionais incluindo:

  • um enfermeiro, responsável pelas notificações de todos os casos matriculados em nosso Serviço;
  • Psicólogo responsável por outros profissionais da área de psicologia (um aprimorando);
  • uma voluntária para recepção, agendamento e orientação dos pacientes;
  • uma nutricionista;
  • um escriturário;
  • um farmacêutico, responsável pela orientação dos uso dos antirretrovirais;
  • além de quatro médicos, sendo três infectologistas e um imunologista ligados ao ensino e pesquisa médica, com doutorado concluído ou em desenvolvimento.

Nossos projetos referentes ao Ambulatório ADEE 3002

O Ambulatório apresenta perfil dinâmico quanto ao atendimento de pacientes, permitindo que se elabore e se trabalhe com vários projetos ao mesmo tempo, estando toda a Equipe Multidisciplinar envolvida na elaboração, coordenação e execução destes.Além dos projetos já iniciados, anteriormente, onde se incluem trabalhos de tese de vários profissionais, não apenas da Equipe Multidisciplinar, estão entre nossas prioridades para médio e curto prazo:

  1. Banco de Dados (pioneiro e único entre todos os Serviços de HIV/AIDS de São Paulo, e possivelmente do Brasil), com a expansão de sua capacidade de armazenamento de dados, além de torná-lo mais versátil para consulta e entrada de dados em rede;
  2. Digitalização de todas as evoluções (médicas e não médicas), exames laboratoriais, de todos os prontuários tanto de arquivo morto bem como dos ativos, proporcionando à equipe. Isso permite, acesso a todos os dados da coorte, a qualquer momento, em qualquer local, simultaneamente se preciso for, conferindo uma melhora na dinâmica de atendimento e pesquisa no ambulatório;
  3. Imediatamente após o término dos itens 1 e 2, abertura de novas matrículas de pacientes com HIV/AIDS, preferencialmente virgens de tratamento, com duplicação a triplicação do número de ativos (matrícula de mais 300 pacientes nos últimos três anos).
  4. Websites de pesquisa:

Projetos Financiados por Agência de Fomento em andamento

  • “Estudo da resposta imune específica e aspectos genéticos em pacientes infectados pelo HIV-1 não progressores por longo tempo ou progressores lentos para AIDS”. Projetos de Custeio para atender programa e ação- 1444-8670 – Vigilância, Prevenção e Controle de Doenças e Agravos – Vigilância Prevenção e Controle em HIV/Aids e Outras Doenças Sexualmente Transmissíveis. Vigência; 07/11-07/12 – Presente.
  • “Determinação do Perfil do Polimorfismo da IL28b em Indivíduos co-infectados pelo vírus da Hepatite C Crônica (HCV) e pelo vírus linfotrópico de células T humanas tipo 1 (HTLV-1)”. Fapesp: 2012/17881-4. Vigência 1 de março de 2013 a 31 de Abril de 2015.
  • Avaliação prospectiva do uso de isoniazida na profilaxia prevenção da tuberculose pulmonar em pacientes infectados pelo HIV.Termo de Referência do Convênio nº 749717/2010. Ministério da Saúde. Julho de 2013- Presente.
  • START: Estratégia da Terapia Antirretroviral – University of Minnesota -The National Institute of Allergy and Infectious Diseases – Division of AIDS. 2012-presente.

Clinical trials – Completos

Principal Investigator:CPCRA065 (SMART Study): “A large study to compare two strategies for anti-retroviral use”. – The National Institute of Allergy and Infectious Diseases – Division of AIDS. 2005-2007.

Co-Investigator: TMC278C204. “A Phase IIb Randomized, Partially Blinded, Dose-finding Trial of TMC278 in Antiretroviral Naive HIV-1-Infected Subjects” 2005 –2008.

Co-Investigator: TMC114C229 “A randomized, controlled, open-label trial to compare the efficacy, safety and tolerability of TMC114/RTV versus LPV/RTV in early ARV-experienced patients.” 2008 – present.

Co-Investigator:“TMC278TiDp6-C215– “A Phase III, Randomized, Double-blind Trial of TMC278 25mg q.d. Versus Efavirenz 600mg q.d. in Combination With a Background Regimen Containing 2 Nucleoside/Nucleotide Reverse Transcriptase Inhibitors in Antiretroviral-naive HIV-1 Infected Subjects”. 2008 –present.

Condutas:

  1. Suplementação de vitaminas: ColeCalciferol 14.000 – 3 cápsulas uma vez por semana.
  2. Periodicidades dos exames de rotina: Anual ou semestral
  3. Quais exames de rotina: Hemograma; Transaminases; ureia, creatinina e glicemia. Ou a criterio da Equipe
  4. Genotipagem com CV acima de 51 copias/ml, segunda CV, após verificação de adesão (START e CEATH).
  5. Retorno às consultas de rotina: entre 6-12 meses, ou a critério da equipe;
  6. Diagnóstico de controle das comorbidades: Hipertensão arterial sistêmica (HAS), dislipidemia, diabetes mellitus (DM), alterações ósseas, entre outras;
  7. Coinfecções:
    1. Sífilis secundária: Uso de penicilina benzatina 1.200.000 UI I.M. profunda em cada gluteo; repetir em duas semanas a mesma dosagem.
    2. Hepatite C crônica
    3. Tuberculose:
    4. Adesão ao serviço e ao tratamento
    5. Alterações ósseas: DEXa anual –
    6. Outras: HTLV

Material de Informação edutativa aos pacientes e profissionais

  1. Diagnóstico e prevenção das alterações neurocognitivas associadas ao HIV-1 (HAND): Teste neuropsicológico para avaliação de feficit cognitvo;

Endereço

Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – Cerqueira Cesar
São Paulo – SP, CEP: 05403-000
Fone: (11) 2661-6000 Ramais: 8006 ou 6050